Timóteo estende horário de comércio para o Dia dos Namorados

Medida é válida somente para esta quarta (10) e sexta-feira (12); a partir do dia 15 (segunda-feira) o horário volta a ser de 10h às 17h
PMT
Reunião comitê de enfrentamento ao novo cornavírus

O comitê de enfrentamento ao coronavírus de Timóteo se reuniu na noite de terça-feira (9) para fazer uma avaliação da evolução do quadro de evolução de casos e também para deliberar sobre a continuidade de ações.

No mesmo dia foi editado o Decreto municipal nº 5.302 que autoriza excepcionalmente o funcionamento do comércio varejista, atacadista e prestadores de serviços não essenciais nos dias 10 e 12 de junho no período de 9h às 19h. A medida atende demanda do setor comercial da cidade em face do Dia dos Namorados. No sábado o funcionamento é de 9h às 13h e durante a semana de 10h às 16h, conforme o artigo 9º, inciso IV, do Decreto 5.279/2020.

Fiscalização

Durante a reunião semanal do comitê foram apresentados os números de estabelecimentos que receberam a visita da força tarefa Covid-19 encarregada de orientar o comércio e conscientizar a população sobre as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

No fim da terceira semana de atuação da força tarefa foram visitados cerca de 1.100 estabelecimentos em toda a cidade, num trabalho que vem sendo feito pelo setor de Fiscalização da Prefeitura com o apoio das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

Números

A Vigilância Epidemiológica divulgou nesta quarta-feira (10) novo boletim confirmando o segundo óbito no Município. É de uma paciente, de 86 anos, com histórico de doença cardiovascular crônica. Ela deu entrada na UPA no dia 2 de junho e no mesmo dia foi transferida para a UTI do Hospital e Maternidade Vital Brazil. O óbito ocorreu no dia 7.

O número de pacientes sob investigação que foram descartados para Covid-19 aumentou passando de 396 no boletim do dia 9 para 414 nesta quarta-feira (10). Entre os casos descartados está um óbito que havia testado positivo para Covid-19, mas a causa mortis foi registrada em decorrência de outras comorbidades.

A Regional Sudeste, que engloba os bairros Córrego do Caçador, João XXIII, John Kennedy, Parque Recanto, Primavera, Timirim, Alto Timirim e Jardim Primavera, registrou o maior número de casos testados positivos: 15. Em seguida aparecem a Regional Nordeste (Cruzeirinho, Eldorado, Novo Horizonte, Olaria, Quitandinha e Santa Maria) com 14 casos; Sul e Sudeste, com 12 cada uma; Sudoeste, com 11; Oeste, 10; e Norte, 08.

Moradores da cidade com idade entre 31 e 40 anos foram os mais afetados pelo contágio, perfazendo 21 casos. Em seguida as faixas etárias mais atingidas pelo novo coronavírus são as seguintes: 21 a 30 anos, 19; 41 a 50 anos, 16; 51 a 60 anos, 11; acima de 60, 10 casos; 11 a 20, 05. Por gênero, 46 mulheres foram infectadas pelo vírus contra 36 homens.